Mix Cidade

publicidade

Andradina/SP, 29 de julho de 2014

Login
Login MixCidade

Notícias

Edgar Dourado presta homenagem ao Dr. Jorge Nakaguma

17/02/2012 - 15:00

ANDRADINA por Assessoria de Comunicação Edgar Dourado

Foto: Assessoria de Imprensa Edgar Dourado

Vereador Edgar Dourado

Vereador Edgar Dourado

Após receber o Prêmio “Kiyoshi Yamamoto” instituído em 1965 pela Abeta (Associação Brasileira de Estudo de Técnica Agrícola), o pecuarista e artista plástico Jorge Nakaguma acaba de ser homenageado pelo vereador Edgar Dourado (PV) com uma Moção de Aplausos, Incentivos e Congratulações. O anúncio da honraria foi feito durante a sessão da Câmara da última segunda-feira, 13 de fevereiro.

Para o vereador Edgar Dourado, Nakaguma é merecer de muitas outras honrarias pelo trabalho que desenvolve em função do bem de toda uma comunidade e dos interesses do meio rural.

Formado em odontologia, Jorge Nakaguma reside em Andradina, mas mantém propriedade rural em Guaraçaí, a Fazenda Santa Iracema, onde montou o “Museu da Época”, que está aberto ao público, com acervos que fazem as pessoas voltarem ao passado, como peças, materiais, ferramentas, documentos e fotos, todos relativos ao período de ocupação do oeste paulista, bem como das antigas comunidades rurais dos primeiros anos da imigração japonesa na região noroeste do Estado.

Dr. Jorge Nakaguma é principalmente reconhecido como um importante criador da raça Nelore e começou a formar seu plantel após adquirir matrizes dos mais renomados criatórios e animais de famílias já consagradas no País e, passou então a desenvolver reprodutores totalmente criados a pasto, com genes melhorados, com isso, tem hoje a capacidade de oferecer aos produtores rurais, reprodutores que possam gerar animais que ganhem peso com simplicidade de manejo e baixos custos de produção diminuindo o ciclo produtivo.

“Se a seleção e o melhoramento genético de gabo bovino, em especial do gado Nelore, exerceram um papel de vital importância e decisiva na economia, no agronegócio e consequentemente no desenvolvimento social do País, Jorge Nakaguma foi e continua sendo uma das figuras significativas do setor, e, o seu trabalho, ao longo de quatro décadas de atividades, fomentou progresso, criou novas oportunidades e promoveu benefícios inestimáveis”, concluiu Dourado.

PRÊMIO “KIYOSHI YAMAMOTO”

O Prêmio “Kiyoshi Yamamoto” faz referência ao fundador da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e doutor em agricultura Dr. Kiyoshi Yamamoto.

O objetivo do prêmio é dar continuidade aos propósitos do Dr. Yamamoto que entendia ser prioritário para o sucesso das famílias rurais nikkeis, o desenvolvimento de suas técnicas agrícolas.

PAVIMENTAÇÃO

Na mesma sessão da Casa de Leis, o vereador Edgar Dourado apresentou inúmeros requerimentos e indicações à Administração Municipal de Andradina, dentre as quais destacamos requerimento solicitando serviço de patrolamento das ruas dos bairros do município, que ainda são de terra.

Entre os bairros citados pelo parlamentar estão: o Pereira Jordão, Jardim Europa, Álvaro Gasparelli, Bonfiglio Pegoraro, Cohab Dehira, Parque São Gabriel, Vila Messias, Jardim Santa Cecília, Jardim Bela Vista, Vila Mineira, Vila São Pedro, Botega, Jardim Brasil, Jardim Santo Antonio, Vila Sanches, Vila Marechal Rondon, Parque Industrial, Vila São João, entre outros.

“Em decorrência das fortes chuvas, as ruas não pavimentadas estão todas esburacadas e intransitáveis, trazendo transtornos aos munícipes que delas necessitam para transitar para o trabalho, escola e outros locais, por isso, acredito que há necessidade de patrolamento, urgente, de todas as ruas dos bairros mencionados que ainda não são dotadas de pavimentação asfáltica”, justificou Dourado.

Leia também:

Veja todas as notícias

publicidade publicidade